Por Natalia Avernus
Acredito
que a maioria dos mestres, senão todos, já criaram um cenário
próprio de RPG em algum momento de sua vida rpgística, mesmo que
simples, com meia dúzia de cidades e deuses. Existem hoje muitos cenários criados pelas empresas que desenvolvem os sistemas
de RPG (Banestorm, Forgotten Realms, World of Darkness, Titan, Reinos
de Ferro, etc.) e cenários baseados em ficções famosas (A
Terra-Média, Westeros, etc.).
Com
a tendência moderna de poupar tempo, seja por que estamos
trabalhando cada vez mais, estudando cada vez mais, perdendo tempo em
redes sociais cada vez mais... Se temos tempo para o RPG, queremos
otimizá-lo. Para quê perder tempo (horas e horas!) criando um
cenário próprio se já existem tantos e tão bem-feitos?
Por
que fazer seu próprio cenário?
Gerar
um produto de sua imaginação, exercitar a criatividade, praticar a
escrita, pesquisar assuntos diferentes, ler fontes diversas (cenários
prontos, romances, quadrinhos, livros de História, etc.). Para mim
estes são bons motivos para se iniciar esta missão!
Se
você é criativo e gosta de escrever, nem tem dúvidas do porquê!
Será um prazer fazer este trabalho.
Se
você é criativo mas não gosta de escrever, talvez a motivação
para fazer o cenário até lhe ajude a colocar a mão na massa. Logo
abaixo vou citar um tutorial que usei que ajuda muito a escrever.
Se
você não é muito criativo mas gosta de escrever, o ideal é buscar
referências em cenários que já existem. Pense nos que já existem
e no que você quer. Um cenário medieval bem high fantasy? Um futuro
pós-apocalíptico? Algo mais parecido com a antiguidade, como na
época do Império Romano? Leia materiais que remetam à cultura do
tempo que você quer (no caso de futuro, terá que ser ficção
mesmo! Boa sorte!).
Se
você não é criativo nem gosta de escrever: aí fica bem difícil!
Provavelmente você nem se interessará em escrever um cenário e
será mais feliz mestrando em um cenário pronto.
Como
fazer?
Pode-se
começar a criar um cenário de qualquer forma: pelo desenho do mapa,
pelo panteão, pela cosmologia... E é fácil se perder! O que não
pode faltar? O que fazer primeiro? Quando resolvi desenvolver meu
cenário a sério, busquei um tutorial que me ajudasse nesta tarefa
hercúlea e encontrei esta pérola preciosa:
Este
tutorial ensina a fazer um cenário de fantasia, mas pode ser
adaptado (com alguma criatividade) para outras temáticas. Em 30
“dias”, ele apresenta um elemento do mundo e dá as diretrizes de
como desenvolver o elemento em questão.
Ex:
Day 1: Climate and Variety, Day 2:The Physical Planet, Day 3: Mood
and Setting... Sim, o texto está todo em inglês, mas se você não
domina o idioma peça ajuda até do google tradutor, pois muito
material de qualidade está em inglês e quem sabe você até acaba
aprendendo um pouco?
Criei
todo o meu cenário baseado nestes “dias” e o resultado foi
excelente. Claro que levou muito tempo, muito mesmo, meses de
trabalho! Mas a gestação e o “filho” valeram todo o tempo
investido!
Disponibilizo
também uma lista de elementos culturais que eu fiz, baseados na
Classificação Decimal Universal (sistema que nós, bibliotecários,
usamos para classificar documentos). Ali estão arrolados vários
aspectos culturais como vestuário, ornamentos, batismos, rituais,
hierarquia familiar, casamento, prostituição, refeições,
tratamentos dos cadáveres, festas nacionais, festas públicas,
etiqueta, mulheres na sociedade, etc., etc...
Enriquecendo...
Após
a criação do cenário (espero que você chegue lá!) será o
momento de enriquecer cada vez mais. Isso pode acontecer com a busca
de imagens que representem as áreas do seu mundo, composições de
canções populares e hinos, criação de nobiliarquias e heráldica,
elaboração de contos e lendas baseados nas localidades e
personagens... Você já terá “pano de fundo” para criar o que
quiser e tudo que acrescentar só virá a dar mais detalhes e vida ao
cenário.
Representação perfeita para a Vila dos Pescadores da cidade de Sereana (parte do meu cenário) |
Na
prática, no roleplay...
Conforme
for mestrando, você notará a necessidade de desenvolver com mais
profundidade alguns elementos que os jogadores interagirão mais.
Seja o bestiário para os dungeon crawlers, sejam as famílias nobres
para um jogo estilo guerra dos tronos, sejam as localidades e itens
mágicos para viajantes em busca de tesouros, ou os modelos das naves
e tecnologia para viagens no espaço, o trabalho do criador do
cenário está sempre aumentando! Foque sempre no que os jogadores
vão interagir mais, pois assim eles terão uma experiência mais
rica dentro do seu cenário.
***
E
você, já tem seu cenário próprio? Ele está bem desenvolvido?
Ainda não saiu dos esboços? Ou nem começou a pensar no assunto?
Comente aqui suas experiências e expectativas!
Créditos da Imagem 1
Restless by elia illustration (Deviant Art)
Créditos da Imagem 2
Creation by Jasvena (Deviant Art)
Créditos da Imagem 3
Old Korvosa Slums by BenWootten (Deviant Art)
bela matéria tenho um blog também voltado para desenhos mangás no entanto há uma seção para o RPG de mesa também. Passa lá pra você conhecer. http://ziperan.blogspot.com.br
ResponderExcluirQue interessante! E escrevi recentemente uma postagem sobre a saga de começar a pensar num mundo próprio. Vou clocar seu endereço nos comentários lá.
ResponderExcluirhttp://www.dragoesdosolnegro.com/2014/01/criando-seu-mundo-de-fantasia-medieval.html
Gilson
Sugestões: remover a confirmação de comentário e cadastrar seu blog aqui:
ResponderExcluirhttp://www.rpg.net.br/blogs
Gilson
Gostei desse blog. Suas ideias são bem estruturadas. Sou membro do Sarjetacast.
ResponderExcluirMas ultimamente estou postando sozinho no meu blog baseado em um jogo de RPG:
www.contosdotempoperdido.blogspot.com
Se puder dar uma força confira.
Luis
Ótimo artigo, vai me ajudar a definir melhor o jogo que estou criando.
ResponderExcluirVocê pode reupar o link de elementos culturais novamente? ele saiu do ar no 4shared!!!
ResponderExcluirPena que não tem mais arquivo. Eu tenho varias ideias mas as organizar esta sendo complicado.
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