sexta-feira, 15 de junho de 2012

Apresentação: Kelly Cristina

Damas e cavalheiros,
Tenho o prazer de apresentar-lhes a nova autora que também desceu os degraus da masmorra: Kelly Cristina.

1)Nome ou apelido, idade e há quanto tempo joga.
Eu sou Kelly Cristina, apelidos já foram vários até porque já são 14 anos nessa vida de RPG. Num se pergunta a idade de uma dama! mas eu tenho 25 anos.

2) Qual o primeiro RPG que jogou. E o que achou?
AD&D, e tive certeza que tinha me encontrado.

3) Que RPGs joga atualmente? Com que frequência?
Mestro uma mesa de Changelling e uma de Littler fears e outra de Call of cthulhu e jogo uma de Mutantes e Malfeitores, Lobsomem o Apocalipse e Rastro de Cthulhu. As mesas que eu mestro estão em meato indefinido (por uma boa causa), as que eu jogo ultimamente a frequência tem sido totalmente Randon.

4) Mestra ou já mestrou algo?
Sempre tive preferencia por mestrar a jogar.

5) Qual sua visão do olhar sobre personagens femininas em RPG?
Querendo ou não, a grande maioria das personagens femininas são totalmente estereotipada. Eu particularmente me sinto ofendida em ver mais elfas burras e gostosas com peitos tão grandes que são incompatíveis com a habilidade de ficar de pé a personagens como Adéle Blanc-Sec.

6) Qual RPG, em sua opinião, retrata melhor um olhar feminino do mundo? E por quê?
Eu não gosto de pensar nas coisas com “um olhar feminino”, já que sempre acabo associando isso a Gossip girls (que eu odeio). Mas o primeiro RPG que me vem a cabeça é Vampiro a mascara, quer coisa mais Gossip girl que a Camarilla???

7) Há uma franca maioria de homens jogando RPG. Por que isto ocorre em sua opinião?
Que tipo de RPG, em sua opinião, poderia tornar o jogo mais popular entre mulheres? E qual o pior?
Quando eu era criança, minhas Barbies enfretavam Tiamat, e nas minhas estórias as princesas saiam pra aventura ao invés de serem salvas. A época que normalmente se começa a jogar é o ápice do clube do bolinha/ clube da Luluzinha, o que acaba tornando o RPG culturalmente coisa de menino, já que as meninas ficam em suas torres esperando o príncipe encantado.

8) Que tipo de ambientação costuma encher seus olhos?
Horror sobrenatural.

9) Recentemente tivemos um homem em um avião aqui no Brasil que se “recusou” a viajar com uma “pilota”, o que indica que ainda vivemos em um país machista. Já vivenciou algum tipo de situação em que houve preconceito (machismo) ou desconforto em uma mesa de RPG?
Poderia passar uma semana listando as vezes, mas pra citar uma só em um finado EIRPG, eu sentada na mesa esperando todos meus players chegarem e um staff vem procurando o mestre da mesa, quando eu digo que sou eu, ouço “quero falar com o mestre, não com a namorada do mestre”.

10) Que tipo de personagens (históricas ou fictícias) costumam te agradar como referência em uma personagem?
Como eu acho já ficou claro, gosto das personagens que fazem as coisas acontecerem ao invés de esperar.

11) Personagens femininas raramente menstruam, engravidam, não tem nem mesmo TPM. Na ficção isso é algo raro, aliás, e se atribui este fator a uma simplificação em nome de uma história mais simples. Como um ou mais destes elementos poderiam ser incorporados em uma narrativa de RPG, contribuindo para a trama ficar mais funcional?
Mas isso não ocorre apenas com as personagens femininas. Jogadores de RPG em geral sofrem da síndrome do órfão perfeito, ele não tem laço de família pra se preocupar ao entrar em uma aventura, e nem defeitos (a não ser que ele consiga pontos extras ou combos). Em uma mesa com jogadores mais maduros e experientes a TPM de uma personagem pode ser muito bem trabalhada, e proporcionar momentos geniais.

12) Ao mesmo tempo, quando são NPCs parecem ninfomaníacas insaciáveis. Como seria um RPG que estereotipasse os homens?
Barbas, arrotos, cerveja e fotos de mulheres peladas por todos os lados?

13) Que tipo de atributo costuma dar preferência em um sistema (Fisicos, sociais ou mentais)?
Mentais e sociais. Pra que eu preciso ter destreza e ser forte, se tenho inteligência, beleza, carisma e manipulação???

14) Se tivesse um super-poder, qual seria?
Um só??? ...Leitura mental.

15) Leu algum autor ou autora que fale sobre feminismo? Se sim, qual recomendaria?
Bora queimar sutiã!!! Sempre fui feminista, mesmo antes de saber o que isso significava. Sobre feminismo, vamos começar pelo começo: Simone de Beauvoir. Agora, literatura escrita pelo ponto de vista feminino fico com Marion Zimmer Bradley e Margaret George.

16) Fora o RPG você faz alguma outra atividade nerd?
Sou uma nerd disfarçada! Coleciono HQ do selo Vertigo, livros de literatura em geral, livros do RPG, Star wars gosto de seriados e cinema.

17) O que pensa sobre príncipes encantados? Já encontrou algum?
Já encontrei meu príncipe encantado! Nos conhecemos num evento de RPG. Hoje temos uma família papai, mamãe filhinho e filhinha nerds Rpgistas.

18) Para finalizar, deixe-nos uma dica sobre como lidar quando tivermos uma jogadora em nossa mesa.
Você pode começar NÃO passando cantadas toscas como “quer conhecer minha espada mágica”. Eu já ouvi isso, serio, não foi agradável.

2 comentários:

  1. Cara muito bom! Entrevista completa! Hahahahha

    ResponderExcluir
  2. bem vinda:D

    sobre Marion Z Bradley, é interessante que a maioria das pessoas q nunca leram (e eu era assim), acredita q suas historias serao meu "garotas no poder, chutando bundas" e tal.

    coitadas das mulheres nos livros dela..como sofrem! elas evoluem bastente, mas apenas atraves de um árduo processo.

    ResponderExcluir