quarta-feira, 20 de junho de 2012

Doctor Who e as viagens no tempo

Por Kelly Cristina


No último final de semana, rolou em São Paulo a 1º GallifreyCon, (queria muuuuuito ter ido mas meu lado nerd perdeu o duelo com meu lado mãe super consumista e acabei num bazar de roupas de criança rsrs), acredito que essa tenha sido a 1º convenção voltada para Doctor who.
Doctor Who é a primeira séria de ficção cientifica produzida e transmitida pela BBC, a série narra as aventuras do último senhor do tempo, conhecido como "O Doutor" que viaja no tempo e espaço em uma cabine da policia londrina dos anos 60, juntamente com seus Companheiros.  Doctor who é a mais longa série de ficção cientifica do mundo, mas muito mais do que uma série de Tv ela faz parte da cultura, e é difundida nas mais diferentes mídias, como romances, Hq’s, radionovelas, filmes. Se você ainda não conhece, não pode passar nem mais um dia da sua existencia sem conhecer!
E claro que não poderia faltar um RPG de Doctor Who! São dois os sistemas mais conhecidos, não tenho certeza se não os únicos.
O primeiro deles é The Doctor Who Role Playing Game e foi publicado em 1985 pela FASA. Composto por 3 livros báscos e mais uma pancada de suplementos aventuras.
Ele possui um sistema de regras e criação de personagens bem complexo baseado em porcentagem, similar ao de Star trek tambem Fasa.
O segundo sistema,Time Lord — Adventures through Time and Space de 1991, possui uma sistemática muito mais simples, mas não existem regras para criação de personagens próprios, ou seja você só vai conseguir jogar com templates dos personagens existentes.

Do que eu vi desses dois RPGs não me senti confortável em jogar/mestrar nenhum. Outra coisa  que percebi é que existe uma carência bem grande de RPG sobe viagem no tempo (sem contar Gurps viagem no tempo, já que dá pra fazer qualquer coisa com Gurps), numa pegada similar a Doctor Who.
E ai você conhece algum bom RPG pra viajantes do tempo?

P.S Doctor who passa de segunda a sexta às 20:20 na Tv cultura, está no final da 5º temporada com o 11º Doctor (pouco antes de morrer os senhores do tempo possuem a capacidade de se regenar em uma nova pessoa, com uma nova personalidade).

2 comentários:

  1. Tem mais um sistema de rpg exclusivo do Doctor Who. Ele é bem recente e é muito simples de se jogar. (basta ter 2d6 e mais nada basicamente)

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Tem o RPG novo do Doctor Who publicado pela Cubicle 7. Aliás, está saindo uma edição nova e revisada por agora.

    http://shop.cubicle7store.com/epages/es113347.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/es113347_shop/Products/CB71109

    ResponderExcluir