Por Natalia Avernus
Quem é rpgista old-school com
certeza lembra da série Aventuras Fantásticas e seus famosos livros-jogos. A
cidadela do caos, o feiticeiro da montanha de fogo, a cidade dos ladrões...
Muitos títulos foram publicados no Brasil até a saudosa editora Marques Saraiva
fechar as portas. A série fez bastante sucesso no Brasil e em várias partes do
mundo e logo outros autores se empolgaram e aderiram ao estilo.
Hoje venho apresentar para vocês
a série “Aventuras na Terra-Média”. Originalmente começaram a ser publicados em
inglês em 1985, num total de treze livrinhos com autores variados. Aqui no
Brasil infelizmente só foram publicados os n. 5 até o 8, pela Ediouro em 1995
(dez anos de atraso!).
Original em inglês: este não chegou no Brasil |
Sistema
Os livros se destacam em vários
aspectos: o primeiro deles é o sistema. Muito mais completo que o simples “Habilidade,
Energia e Sorte”, a série usa a versão simplificada do MERP (Middle-earth
Roleplay), o sistema de RPG criado com base na obra de Tolkien. No começo do
livro tem uma ficha pronta, mas você também pode recorrer a parte de regras no
final do livro e criar seu próprio aventureiro. Há opções de raça: homens,
elfos, anões e hobbits, e cada uma dá uma vantagem/desvantagem que faz
diferença na hora do jogo. Sua ficha terá três “Stats”: Força, Agilidade e
Inteligência e nove Habilidades: Corpo-a-corpo, Míssil, Defesa, Corrida, Geral,
Trapaça, Percepção e Magia. Sim, Magia! Você tem até uma lista de feitiços bem
úteis para conjurar.
Feitos e consequências
Durante a aventura, você
precisará testar suas habilidades para superar os desafios e eventualmente
entrará em combates contra lobos, orcs, espíritos e outras criaturas da
Terra-Média. Eu disse eventualmente por que estes livros, se comparados com os
da série Aventuras Fantásticas, tem um número bem menor de combates, até por
que os combates são difíceis e você sempre terá uma chance significativa de
morrer, até para um ribeirinho abusado. Em contrapartida, várias vezes há
opções de fugir da luta, no entanto, se você fugir, não ganhará o famoso XP.
Até XP temos aqui nesta série! Combates e situações de desafio oferecem
diferentes recompensas em XP, que você pode acumular para melhorar seu
personagem para jogar outro livro da série. Eu mesma usei o mesmo guerreiro do
Traição no Abismo de Helm para jogar o Em Busca do Palantir. Há também uma
contagem de tempo (dias passados no jogo), mas é opcional e não interfere muito
se não for usada.
Múltiplos finais
Lembram da referência 400? O gran
finale das Aventuras Fantásticas? Na série Aventuras da Terra-Média, há
inúmeros finais possíveis e não estou falando de finais como “Você cai em um
fosso por mais de trinta metros até encontrar estacas de ferro que perfuram
todo o seu corpo. Sua aventura termina aqui.” (embora esses finais de trágicos
também existam). Mas há um número significativo de finais possíveis que às
vezes fica difícil entender qual é o ideal e qual é o alternativo. Outra
curiosidade é que os livros variam de quantidade de referência. Eles começam na
n. 100 e alguns terminam por volta da 400 ou ultrapassa o n. 500.
Palantir: múltiplos personagens
Um recurso muito interessante e
inédito nos livros-jogos que li até então foi a opção de escolher um entre
diversos personagens para jogar o livro. São eles: um elfo de Valfenda (Dincú),
um anão das Montanhas Azuis (Khrîm), um hobbit do Condado (Gáli Tuk), o humano
guardião e discípulo de Aragorn (Imracar), a mercenária de Bri (Mera) ou
qualquer aventureiro que você queira criar ou importar de uma aventura anterior
(com seus devidos XP gastos e quaisquer itens conseguidos). Há várias opções
diferenciadas de acordo com o personagens que você escolheu e é divertido
depois recomeçar com outro personagem, fazer escolhas diferentes e ver o que
vai acontecer.
“Gandalf!”
Que tal encontrar Gandalf,
Legolas, Gimli e outras celebridades da Terra-Média? Em alguns livros, você
pode encontrá-los e até mesmo lutar ao lado deles! Algumas vezes há longos
diálogos com esses personagens e é muito bom ver a preocupação dos autores em retratá-los o
mais fielmente possível. Além do que, eles fazem uso da mitologia e
geografia da Terra-Média o tempo todo, o que faz uma excelente imersão no
jogador.
Riqueza de personalidades
Éowyn e o Rei Bruxo - esses eu não vi! |
Diferindo da maioria dos
livros-jogos, nesta série o seu personagem tem falas na primeira pessoa. Você
irá conversar, gritar, insultar, investigar... Tudo isso em primeira pessoa
como num diálogo de um romance. E falará com personagens que tem, de fato, uma
personalidade. Você conhecerá mercenários fanfarrões, ribeirinhos oportunistas,
anões teimosos, guerreiros orgulhosos, elfos benevolentes, trolls cruéis, etc.
O que podia melhorar?
Como nada é perfeito, aqui também
não seria diferente. A arte interna dos livros é bem decepcionante e muitas
vezes quebra o clima. Outra coisa são pequenos bugs que eventualmente
acontecem, mas não encontrei nada que impeça o jogo de continuar. E por último:
às vezes o jogo parece muito linear, sem muitas opções de ramificações.
Agora quero jogar! Onde consigo os livros?
Como eles já não são impressos há
muito tempo, só restam os sebos e sites de vendas de produtos como mercado
livre, sem falar na Amazon, onde vocês poderão comprar até os originais em
inglês.
Os meus foram comprados pela
Estante Virtual: http://www.estantevirtual.com.br/
Onde consigo mais informações?
Este site é pretende ser uma
bibliografia internacional de todos os livros-jogos publicados! Se ele
consegue, eu não sei, mas posso dizer que é uma excelente fonte de informação e
se você é fã de livros-jogos não pode deixar de conhecer:
Abaixo a referência deles para
que não restem dúvidas:
AMTHOR, Terry K. Um espião em Isengard. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
BARRET, Kevin; PETERS, Saul. Traição no abismo de Helm. Rio de
Janeiro: Ediouro, 1995.
MATHEWS, Susan;
RUEMMLER, John David. Minas de Moria. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
CREIGHTON, Milt. Em busca do Palantir. Rio de Janeiro: Ediouro,
1995.
***
Para quem não conhece outros livros-jogos além da série Aventuras
Fantásticas, esta é uma boa oportunidade de experimentar outras possibilidades
e se surpreender com o Aventuras na Terra-Média. Para os fãs de Tolkien ainda é
mais interessante, pelo grande mergulho que os autores proporcionam. Merece um
espaço de honra na estante!
E você, já conhecia a série? Ficou com vontade de jogar? Se já jogou, o
que achou?
Boa! Tenho livros jogos dessa serie em Inglês e Português! A inovação dos mapas numerados é fantástica!
ResponderExcluirBom post, boas lembranças!
Eu joguei uns onde o personage (eu) era Robin Hood, alguém lembra disso? Nos combates vc rolava um dado para ver ONDE acertou os golpes. (tinha um esquema de corpo humano com os valores)
ResponderExcluirEu lembro. São 2 livros da série "As Aventuras de Robin Hood", tinha sistema de companheiros também, era bem legal.
ResponderExcluirAqui tem algumas informações:
http://www.gamebooks.org/show_series.php?id=5
Ass. Natalia Avernus
Saudosismo desses livros... (: Demais! Eu tenho alguns em portugues...
ResponderExcluireu queria saber se alguem teria algum desses livros em pdf pra me passar,eu tambem queria a lista de todos os livros publicados em ingles
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