sexta-feira, 15 de junho de 2012

Para fugir do WoD

Por Kelly Cristina

Há algum tempo li (não me lembro onde, sorry!) um post com RPG’s menos conhecidos, dentro de uma temática parecida. Adorei a ideia, e agora surgiu a oportunidade de fazer a minha versão! Vou fazer só um resumo de introdução de cada jogo, já que pretendo escrever sobre cada um de uma forma mais detalhada no futuro.

KULT
É um Rpg sueco e a 1º edição é de 1991.  A humanidade vive aprisionada em uma ilusão, a Terra, criada por um ser de extremo poder, de origem desconhecida chamado Demiurge (do grego, Criador). Após aprisionar a humanidade, criou os Archons para vigiar a humanidade. Demiurge possui um irmão Astaroth que rege o 'inferno' e este também criou servos a fim de vigiar a humanidade, os Death angels.

A humanidade viveria por toda a eternidade dentro dessa ilusão, se não fosse o misterioso desaparecimento de Demiurge há 200 anos atrás, com isso ocorreu um incrível explosão na cultura e ciência, que tem levado o homem cada vez mais próximo aos limites da ilusão e da verdade.

Muitos dos que hoje estão em manicômios hoje, na verdade são humanos que tiveram um vislumbre da realidade, das outras criaturas existentes, dos outro mundos existentes e da guerra que ocorre entre Archons e Death angels.
Kult é um dos maiores clássicos do horror.

LITTLE FEARS
De longe um dos meus RPG preferidos. A edição Brasileira está por conta da Retropunk. Existem 2 edições, a primeira de 2001, e uma edição especial de aniversário de 10 anos do jogo. Apesar de ter ganho diversos prêmios na gringa, é um RPG bem controverso  e que teve diversas criticas devido a temática.

Você se lembra dos seus medos quando era criança? Do bicho papão, do monstro em baixo da cama que seus pais falavam que era tudo imaginação? Em little fears, todos esses medos infantis são reais, mas os adultos perderam a habilidade (no jogo chamada de belief), então resta às crianças se defenderem sozinhas, tanto dos monstros tido como imaginários como dos horrores reais como violência, abuso e exploração infantil.

UNDERWORLD
Antes que que você pense nisso, esse RPG não tem nada a ver com a série de filmes, mas se assemelha muito com os Livros Neverwere do Neil Gaiman e Rei Rato do China Miéville e com o filme Hellboy II – the Golden army.

Há Muito tempo atrás  a magia começou a morrer, a cada nova descoberta cientifica, cada vez que um homem esquecia ou abandonava os encantos e formulas secretas.  Com isso alguns lugares, começara a servir de canalizadores dessa energia mágica, tornando-se epicentros mágicos  por exemplo, o metro de Nova York com suas linhas geomanticas. Com isso todo tipo de criatura, como seres féericos e magos steam punks foram ‘banido” para o subterrâneo .

O livro foi criado por um grupo do RPGnet.com, um dos mais famosos sites de RPG. O jogo utiliza as regras de Larp, mas não usa dados o que inspira um jogo mais politico e investigativo.

O mais difícil em mestrar uma mesa fora do mainstream, é encontrar jogadores mais maduros. E você o que acha?

7 comentários:

  1. Bem, Kult realmente é complicado! Já jogos de horror urbano exigem jogadores bem mais maduros mesmo! Exemplo Mago da Whitewolf, se o cara não tiver um mínimo de conhecimento de Ocult fica quase impossível jogar uma boa partida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Kult, joguei duas e mestrei uma campanha, todas com jogadores 'dinossáuros' e mesmo assim tivemos problemas, com jogador se sentindo desconfortável com a ambientação. Mago mestrado por um bom mestre e com um bom grupo de jogares pode ser realmente pertubador.

      Excluir
  2. muito bacana!

    o little fears, como vc falou, tem duas versoes. ate onde sei, a versao da RP é segunda, q teve uma "amenisada" pelos problemas q vc citou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a RP vai lançar a 2º edição, a Nightmare edition. Só que ela não foi só amenizada, ela foi totalmente açucarada. O que por um lado me deixa bem chateada, já que 1º edição tem uma mitologia própria extremamente bem contruida, que acaba se perdendo na 2º edição. Já por outro lado, foi a melhor decisão lançar a 1º edição ou a edição de aniversário, seria mais do que um tiro no pé e uma polemica desnecessária para o RPG.

      Excluir
  3. Underworld me remeteu muito ao filme "Hellboy e o Exército Dourado".

    ResponderExcluir
  4. Tem também o Witchcraft, da Eden Studios... Com download gratuíto do livro básico, inclusive.

    ResponderExcluir
  5. Outra boa dica é o Unknown Armies, que já esta na sua 2a edição. Recomendo!

    ResponderExcluir